3 Dicas de Preparo do Chá
3 Dicas de Preparo do Chá

Os chás Fornecem substâncias terapêuticas que hidratam, estimulam, desintoxicam, controlam a temperatura do corpo e auxiliam na digestão.

O que muitos não sabem, é que pra cada tipo existe uma forma mais apropriada de preparo para garantir melhor extração dos benefícios. Os três tipos mais indicados são: Decocção (a planta ferve na água), infusão (derrama-se agua fervente sobre a planta) e maceração (deixa a planta de molho).

1) Chá em decocção – fracionar (picar) a parte indicada, adicionar água fria, levar ao fogo, ferver por 5 a 10 minutos, coar, beber quente, morno ou frio, conforme a receita.

2) Chá em infusão – Fracionar (picar) a parte indicada da planta, colocar num recipiente, derramar
água fervente sobre ela. Tapar para abafar, deixar em repouso por 5 a 15 minutos, coar e tomar ainda quente, morno ou frio, conforme receita.

3) Chá em maceração – Mergulhar a planta em algum líquido que pode ser água (fervida ou filtrada), vinho, vinagre ou álcool. Tapar em o recipiente, deixar por horas, dias ou até semanas, conforme a receita – coar e tomar. Assim, são feitas as garrafadas, vinhos e óleos medicinais. Por este processo são extraídos os princípios ativos da planta, bem como sais minerais e vitaminas. Partes macias da planta como folhas novas, pétalas de flores e ramos tenros deixar até 12 horas; as de consistência média como talos, ramos, e raízes moles deixar até 18 horas; e as Partes duras das plantas como cascas, sementes, lenhos, cipós, folhas e ramos duros deixar até 24 horas ou mais.

Conheça nosso catalogo de chás e descubra novos sabores de chás exclusivos da VictalMari.

Precisa de ajuda?