O açafrão “verdadeiro”, como é chamado no Brasil é uma especiaria rara extraída dos pistilos de flores crocus sativus, seus estigmas são extraídos manualmente tornando o assim muito mais caro, pois são necessárias cerca de 150 mil flores para obter um quilo de açafrão seco.
Já a cúrcuma, conhecida no Brasil como açafrão, pertence à mesma família do gengibre (Zingiberaceae) e o seu sabor e coloração às vezes são associados aos do açafrão verdadeiro, daí o nome açafrão-da-terra. A parte usada como especiaria é a raiz da cúrcuma, que é limpa, seca e moída. Entre os benefícios da cúrcuma estão sua ação digestiva, propriedade inibidora de gases intestinais, ação anti-inflamatória e cicatrizante, entre outros.
- Hora de PROVAR
Receita de pão com cúrcuma
Ingredientes:
1 ovo;1 colher de cúrcuma em pó;1 1/2 xícara de água;2 colheres de fermento biológico;1/2 xícara de farinha de coco;1 colher de chá de açúcar demerara;1 colher de chá de sal marinho;1 xícara de farinha de trigo integral;2 colheres de óleo de coco;1 xícara de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Para preparar esse pão você deve misturar em uma tigela o açúcar, sal, fermento, água, ovo e óleo de coco. Incorpore tudo. Acrescente a cúrcuma e as farinhas e sove a massa até ficar lisa. Deixe descansar por cerca de duas horas. Faça mini pães dessa massa ou deixe inteiro no formato desejado, como preferir. Coloque o pão em forma untada e enfarinhada e leve ao forno pre aquecido a 180º por uma hora ou até que dourar. Sirva.